Inventário de Gás Efeito Estufa

Para que serve o Inventário de GEE?

 O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) serve para mapear a quantidade direta e indireta de emissão desses gases originários de um processo produtivo ou empreendimentos que desenvolvem atividades causadoras de efeito estufa, como: produção de alumínio, refinarias de petróleo, transporte de carga ou passageiros cuja frota de veículos diesel seja superior a 300 veículos, entre outros.

Quando a empresa em questão abandona o Inventário de GGE ela perde o controle dos gases emitidos e pode causar sérios danos ao meio ambiente, perdendo a sua credibilidade perante ao mercado.

Quais são os Gases de Efeito Estufa?

Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

Quais os Efeitos dos Gases Efeito Estufa (GEE)?

A princípio, são gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global, já que  retêm calor na atmosfera do planeta. Assim, devida a quantidade de emissão estar bem acima da capacidade de absorção, pela natureza, vem resultando em um aumento da concentração atmosférica mundial desse gases.

Inventário GEE na prática

O Inventário de GEE é constituído, segundo o Protocolo GHG por três escopos:

Escopo 1

  •  Queima de combustíveis para geração de energia e vapor;
  • Outros processos que emitam GEE;
  • Transporte de pessoas, materiais, produtos ou resíduos, em veículos do empreendimento;
  • Emissões fugitivas ou evaporativas.

Escopo 2

  • Emissões de eletricidade adquirida e consumida pela empresa

 Escopo 3

  • Emissões do transporte de bens e serviços adquiridos ou vendidos por frota terceirizada igual, ou superior a 300 veículos.

Em comparação, algumas empresas solicitam um ou dois tipos de escopo visando análise estratégica para quantificação dos GEE e estabelecimento de medidas de neutralização de carbono.

Legislação: Inventário De GEE Para Sua Empresa

Cada estado tem sua legislação especifica mas todos se baseiam no Protocolo GHG, que determina os três escopos acima. Como exemplo, o Inventário de GEE, para o estado de São Paulo, teve regulamentação por meio da DECISÃO DE DECISÃO DE DIRETORIA Nº 035/2021/P, de 13 de abril de 2021 da CETESB. Para para o estado do Rio de Janeiro, teve regulamentação por meio da RESOLUÇÃO INEA/PRES N° 64 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

A elaboração do Inventário de GEE deve seguir a NBR 14064-1-2007.

Os benefícios do Inventário de GEE Para Sua Empresa e as possíveis medidas de mitigação

A partir desse acompanhamento, por meio do relatório de emissões baseados no Protocolo GHG, é possível elaborar um Inventário de GEE qualitativo e quantitativo dos gases efeito estufa que traz os seguintes benefícios:

  • Vantagem competitiva enquanto negócio sustentável;

  • Melhoria nas relações com públicos de interesse (stakeholders)

  • Ações para neutralização de Carbono;

  • Condições para participar nos mercados de carbono. Venda de créditos de carbono;

  • Base técnica para formulação de estratégias de sustentabilidade e definição de projetos de melhoria de eficiência, redução de custos e riscos;

  • Identificação de potenciais reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE);

  • Desenvolver ou acompanhar a estratégia de gerenciamento de emissores de GEE -programa de monitoramento;

  • Estabelecimento ou acompanhamento de metas de redução;

  • Aprimorar a imagem perante a sociedade, fornecedores, clientes e entidades governamentais e não governamentais através da comunicação: atração de investimentos;

  • Troca de matriz energética para fontes menos emissoras;

  • Eficiência maior com uso das fontes atuais, por meio de ajustes de equipamentos;

  • Indicadores de eficiência de processo e da competitividade do negócio.

O Inventário de Gases Efeito Estufa deve ser realizado por um profissional capacitado, devido ao alto conhecimento técnico necessário, para mitigar o impacto ao meio ambiente, dar credibilidade e saúde financeira para as potenciais empresas poluentes.

Por este motivo é um documento repleto de detalhes. Se a sua empresa necessita do Inventário GEE, não fique preocupado, a Sustentar Ambiental está preparada para elaborar o documento e entregar com todas as informações exigidas  pelo Protocolo GHG.

Então, vamos lá!

Fale com a gente no Whatsapp 19-998590512 ou contato@sustentarambiental.com.br

 

 

Comments are closed.

Sobre Nós

A Sustentar Ambiental é uma empresa que atua no segmento de planejamento e consultoria ambiental, atendendo todo estado de São Paulo. Com nossa equipe multidisciplinar utilizamos nossos conhecimentos ...

2021 © Copyright Sustentar Ambiental. Direitos reservados.

dev