Para que serve o Inventário de GEE?
O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) serve para mapear a quantidade direta e indireta de emissão desses gases originários de um processo produtivo ou empreendimentos que desenvolvem atividades causadoras de efeito estufa, como: produção de alumínio, refinarias de petróleo, transporte de carga ou passageiros cuja frota de veículos diesel seja superior a 300 veículos, entre outros.
Quando a empresa em questão abandona o Inventário de GGE ela perde o controle dos gases emitidos e pode causar sérios danos ao meio ambiente, perdendo a sua credibilidade perante ao mercado.
Quais são os Gases de Efeito Estufa?
Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).
Quais os Efeitos dos Gases Efeito Estufa (GEE)?
A princípio, são gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global, já que retêm calor na atmosfera do planeta. Assim, devida a quantidade de emissão estar bem acima da capacidade de absorção, pela natureza, vem resultando em um aumento da concentração atmosférica mundial desse gases.
Inventário GEE na prática
O Inventário de GEE é constituído, segundo o Protocolo GHG por três escopos:
Escopo 1
- Queima de combustíveis para geração de energia e vapor;
- Outros processos que emitam GEE;
- Transporte de pessoas, materiais, produtos ou resíduos, em veículos do empreendimento;
- Emissões fugitivas ou evaporativas.
Escopo 2
- Emissões de eletricidade adquirida e consumida pela empresa
Escopo 3
- Emissões do transporte de bens e serviços adquiridos ou vendidos por frota terceirizada igual, ou superior a 300 veículos.
Em comparação, algumas empresas solicitam um ou dois tipos de escopo visando análise estratégica para quantificação dos GEE e estabelecimento de medidas de neutralização de carbono.
Legislação: Inventário De GEE Para Sua Empresa
Cada estado tem sua legislação especifica mas todos se baseiam no Protocolo GHG, que determina os três escopos acima. Como exemplo, o Inventário de GEE, para o estado de São Paulo, teve regulamentação por meio da DECISÃO DE DECISÃO DE DIRETORIA Nº 035/2021/P, de 13 de abril de 2021 da CETESB. Para para o estado do Rio de Janeiro, teve regulamentação por meio da RESOLUÇÃO INEA/PRES N° 64 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.
A elaboração do Inventário de GEE deve seguir a NBR 14064-1-2007.
Os benefícios do Inventário de GEE Para Sua Empresa e as possíveis medidas de mitigação
A partir desse acompanhamento, por meio do relatório de emissões baseados no Protocolo GHG, é possível elaborar um Inventário de GEE qualitativo e quantitativo dos gases efeito estufa que traz os seguintes benefícios:
-
Vantagem competitiva enquanto negócio sustentável;
-
Melhoria nas relações com públicos de interesse (stakeholders)
-
Ações para neutralização de Carbono;
-
Condições para participar nos mercados de carbono. Venda de créditos de carbono;
-
Base técnica para formulação de estratégias de sustentabilidade e definição de projetos de melhoria de eficiência, redução de custos e riscos;
-
Identificação de potenciais reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE);
-
Desenvolver ou acompanhar a estratégia de gerenciamento de emissores de GEE -programa de monitoramento;
-
Estabelecimento ou acompanhamento de metas de redução;
-
Aprimorar a imagem perante a sociedade, fornecedores, clientes e entidades governamentais e não governamentais através da comunicação: atração de investimentos;
-
Troca de matriz energética para fontes menos emissoras;
-
Eficiência maior com uso das fontes atuais, por meio de ajustes de equipamentos;
-
Indicadores de eficiência de processo e da competitividade do negócio.
O Inventário de Gases Efeito Estufa deve ser realizado por um profissional capacitado, devido ao alto conhecimento técnico necessário, para mitigar o impacto ao meio ambiente, dar credibilidade e saúde financeira para as potenciais empresas poluentes.
Por este motivo é um documento repleto de detalhes. Se a sua empresa necessita do Inventário GEE, não fique preocupado, a Sustentar Ambiental está preparada para elaborar o documento e entregar com todas as informações exigidas pelo Protocolo GHG.
Então, vamos lá!
Fale com a gente no Whatsapp 19-998590512 ou contato@sustentarambiental.com.br